Política

Adalclever Lopes é reeleito presidente da Assembleia Legislativa pelos próximos dois anos

O deputado Adalclever Lopes (PMDB) foi reconduzido nesta quinta-feira (1°) ao cargo de presidente da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). Eleito chefe do Legislativo estadual pela primeira vez em 2015, ele passa a exercer o segundo mandato no biênio 2017/2018.

Após o anúncio do resultado da votação, o presidente reeleito pela unanimidade dos votos garantiu que ouvirá cada vez mais os parlamentares e respeitar os cidadãos mineiros. “Apesar de defendermos diferentes bandeiras, o desejo de se fazer um Assembleia Legislativa forte é o que nos une”, declarou.

Além da escolha do presidente, os deputados elegeram também os membros da Mesa Diretora da ALMG para o segundo biênio desta legislatura. As cadeiras da 1°, 2° e 3° vice-presidência da Casa foram ocupadas, respectivamente, pelos deputados Lafayette de Andrada (PSD), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Inácio Franco (PV).

O deputado Rogério Correia (PT) foi eleito 1° secretário. Já o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) conseguiu ser reconduzido ao cargo de 2° secretário, enquanto que o deputado Arlen Santiago (PTB), passou a ocupar a cadeira do 3° secretário.

Doutor Wilson Batista (PSD) e Sargento Rodrigues (PDT) chegaram a protocolar candidaturas avulsas para concorrer aos cargos de 1º vice-presidência e 1° secretaria, mas decidiram retirar os nomes antes da votação.

Tomarão posse os novos membros eleitos da Mesa Diretora em 1º de fevereiro de 2017, na retomada dos trabalhos legislativos.

Confira como fica a disposição da Mesa Diretora da ALMG, em relação ao biênio passado:

Biênio 2015/2016 Biênio 2017/2018
Presidente Adalclever Lopes (PMDB) Presidente Adalclever Lopes (PMDB)
1° vice-presidente Hely Tarqüínio (PV) 1° vice-presidente Lafayette de Andrada (PSD)
2° vice-presidente Lafayette de Andrada (PSD) 2° vice-presidente Dalmo Ribeiro Silva (PSDB)
3°vice-presidente Braulio Braz (PTB) 3°vice-presidente Inácio Franco (PV)
1° secretário Ulysses Gomes (PT) 1° secretário Rogério Correia (PT)
2° secretário Alencar da Silveira Jr (PDT) 2° secretário Alencar da Silveira Jr. (PDT)
3° secretário Doutor Wilson Batista (PDS) 3° secretário Arlen Santiago (PTB)

 

Mesa da Assembleia

Entre as tarefas da Mesa Diretora estão conduzir os trabalhos legislativos, propor alterações no Regimento Interno da Casa, promulgar emendas à Constituição, além de orientar os serviços administrativos e ordenar despesas do Parlamento.

A comissão é composta por sete deputados — presidente, 1º, 2º e 3º vice-presidentes e 1º, 2º e 3º secretários.

Os membros da Mesa são escolhidos no segundo biênio de cada legislatura, com eleições realizadas sempre no mês de dezembro do segundo ano legislativo.

Comentários


To Top